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O Serviços Gerenciados de TI
Quando se trata de serviços de TI, as necessidades de cada instituição variam de acordo com o segmento do negócio. Por isso os Serviços Gerenciados de TI devem adotar políticas, padrões, documentação e processos de melhoria contínua muito bem implementados dentro da organização. O ambiente de infraestrutura de TI deverá estar a serviço da Gestão e da Produtividade do negócio. O que você ganha com tudo isso? Segurança, Disponibilidade, Performance e Redução de Custo. Vamos entender melhor!
O gerenciamento de TI
Com objetivo de prover processos de tecnologia da informação e serviços com qualidade, cada negócio tem suas necessidades específicas. Isso envolve, antes de mais nada, entender as necessidades e expectativas do cliente. É enxergar na organização de TI mais do que um grupo de profissionais especializados, executando tarefas técnicas isoladas dentro de suas áreas de expertise, e sim com uma visão aguçada de como tudo isso se encaixa com a estratégia de negócio do cliente, entregando qualidade, tempo e custo.
Saber o que é o Serviços Gerenciados de TI na instituição não basta, é preciso conhecer todos os benefícios de cada processo, para comprovar o quão a TI pode agregar valor ao negócio.
O que você ganha com a utilização das boas práticas dos processos nos Serviços Gerenciados de TI?
Gerenciando incidentes:
- Reduzir o impacto nos negócios;
- Centralizar disponibilidade das informações de negócio;
- Serviços restaurados rapidamente;
- Acordos de nível de serviços (SLA) para monitoramento e melhor desempenho;
- Qualidade do serviço para melhoria da gestão de informação;
- Aumento de produtividade com melhor aproveitamento do pessoal;
- Informações mais precisas através de base de conhecimento;
- Maior satisfação do usuário/cliente.
Gerenciando problemas:
- Serviços de TI com melhor qualidade;
- Redução significativa no volume de incidentes que impactam o negócio;
- Estudo e eliminação da causa raiz dos incidentes;
- Diminuição de reatividade e aumento de proatividade;
- Melhora na aprendizagem organizacional;
- Previsão de problemas.
Gerenciando mudanças:
- Alinhamento melhorado entre TI e o negócio;
- Maior visibilidade e comunicação de alterações, de negócio e de TI;
- Riscos e impactos com melhor avaliação;
- Custos das mudanças propostas com melhor avaliação;
- Redução de mudanças mal sucedidas;
- Gerenciamento de problemas e da disponibilidade;
- Menores interrupções e aumento da produtividade do usuário;
- Planejamento para implementação de mudanças que aumentam a produtividade do setor de TI, evitando mudanças urgentes ou mal pensadas;
- Absorção de grande volume de mudanças com mais capacidade e preparação;
- Melhor qualidade nos serviços com uma abordagem profissional para uma percepção maior do negócio por parte da TI.
Gerenciando nível de serviço:
- Atendimento aos requisitos de Nível de Serviços com projeções dos Serviços de TI;
- Relacionamento melhorado entre Negócios e TI;
- Definições claras de papéis e responsabilidades;
- Medição de qualidade do serviço por meio de definição de metas;
- Expectativas consistentes e claras entre Negócio e TI;
- Melhora na qualidade de serviço por meio do serviço de monitoramento, que permite identificar pontos fracos e esses possam ser resolvidos;
- Contratos de apoio que sustentarão a gestão de fornecedores.
Gerenciando configuração:
- Itens de Configuração com informações precisas;
- Disponibilidade dos ativos de TI;
- Adesão das obrigações legais facilitada;
- Auxilia nas despesas e planejamento financeiro;
- Auxilia no controle de licenças;
- Apoio e melhoria de gestão de liberações;
- Avaliação de impacto e risco com ajuda do gerenciamento de mudanças;
- Contribuição para o plano de continuidade;
- Melhora da segurança e do controle nas versões dos ativos de TI;
- Restrição do uso de software não autorizado;
- Informações sobre tendências e relacionamentos com gerenciamento de problemas;
- Acesso a contratos de suporte com ajuda à equipe da central de serviços;
- Identificação dos proprietários doa ativos de TI com auxílio à central de serviços.
Gerenciando liberações:
- Maiores taxas de implementações de sucesso, com melhor qualidade de serviço;
- Menor interrupção de serviços;
- Teste de Software antes do lançamento, com controle de qualidade;
- Melhora na utilização da equipe de TI;
- Aumento na produtividade do usuário final;
- Auditoria frequentes no ambiente de produção;
- Localização central para distribuir S/W em locais remotos;
- Menor utilização de tempo para implementações;
- S/W não autorizado com detecção mais fácil;
- Redução dos riscos de vírus ou qualquer S/W mal intencionado;
- Mais informações sobre as liberações ou funcionalidade alterada, entre outras;
- Software de Segurança mantido.
Gerenciando a continuidade de serviços de TI:
- Exigências regulatórias sendo cumpridas;
- Melhoria nas relações comerciais;
- Capacidade de contingência;
- Aumento de competitividade;
- Organização e credibilidade;
- Menor perda nos negócios.
Como você pôde ver acima, os benefícios gerados pelos Serviços Gerenciados de TI ajudam e muito a melhorar a produtividade do seu negócio, além de promover redução de custos da área de TI.
Se você gostou e aprendeu uma pouco mais sobre a importância na utilização dos processos dos Serviços Gerenciados de TI é só entrar em contato com a OnSet e ficar por dentro de muito mais, esse é o nosso negócio!