>>

>>

Ada Lovelace e todas nós: as mulheres no mercado de trabalho tecnológico

Ada Lovelace e todas nós: as mulheres no mercado de trabalho tecnológico

Compartilhe:

As mulheres, ao longo dos tempos, tiveram papel de destaque em suas áreas profissionais, contribuindo de maneira essencial para o desenvolvimento da sociedade. No que tange à representatividade, destaca-se a história de Ada Lovelace, reconhecida como a primeira programadora da história.

Nascida em 1815 na cidade de Londres, filha do poeta Lord Byron e Anne Isabella, Ada foi incentivada por sua mãe a explorar a matemática e a lógica desde a infância, demonstrando notável aptidão nessas áreas. Com seus talentos matemáticos traduziu um artigo do engenheiro militar Luigi Federico Menabrea, o qual complementou e chamou de “Anotações”. Essas “anotações” continha um algoritmo criado para ser processado por máquinas, o que muitos consideram ser o primeiro programa de computador.

Desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de transcenderem o mero cálculo ou processamento de números, inspirada no seu pai, trazia uma mentalidade da “ciência poética”, estudando como os indivíduos e a sociedade se relacionam com a tecnologia.

Ada Lovelace teve uma curta jornada, vindo a falecer aos 36 anos de câncer de útero em 1852. Sua história talvez pouco conhecida, por muitos de nós, inspirou gerações de mulheres na área da computação e programação. Hoje, Ada Lovelace é lembrada como a primeira programadora da história e uma pioneira na interrelação entre matemática, poesia, ciência e tecnologia. A linguagem de programação “Ada” foi criada em sua homenagem pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1977.

Entender todo o longo caminho percorrido pelas mulheres no mercado de trabalho é uma forma de compreender melhor tudo o que já foi conquistado. Mas ainda há barreiras.

 

DESAFIO CULTURAL

A primeira barreira que a população feminina encontra no mercado de trabalho está diretamente relacionada a cultura, fruto de desigualdades históricas e estruturais. Há uma série de discursos arraigados que percorrem os sistemas educacionais e familiares que influenciam as escolhas profissionais femininas.

A exemplo do setor de tecnologias, que nos últimos anos (2015-2020) aumentou em 60%[i] a participação feminina e embora representativo, ainda é inferior aos 80% dos cargos ocupados por homens neste setor.

Assim, abrir espaço nas organizações para o acolhimento, o diálogo e a reflexão sobre as estruturas sociais e culturais representa um potencial vetor de transformação.

 

COMO VENCER AS BARREIRAS NO MERCADO DE TRABALHO TECNOLÓGICO

Para superar as barreiras enfrentadas por mulheres no mercado de trabalho tecnológico, é essencial promover a igualdade de oportunidades. Isso inclui:

  • Educação e capacitação: incentivar programas que proporcionem acesso igualitário a educação e treinamento em tecnologia desde as fases iniciais.
  • Mentoria: estabelecer programas de mentoria para mulheres em tecnologia, oferecendo suporte e orientação para o desenvolvimento de suas carreiras.
  • Promoção da diversidade: empresas devem adotar políticas de diversidade e inclusão, garantindo ambiente de trabalho justo e igualitário para todos.
  • Conscientização: promover a conscientização sobre a importância da diversidade de gênero e seus benefícios para o sucesso organizacional.
  • Rede de apoio: estimular a formação de redes de apoio entre profissionais do sexo feminino na área, facilitando a troca de experiências e conhecimentos.

Estas iniciativas contribuem para quebrar as barreiras e criar um ambiente mais inclusivo no setor tecnológico. E este é nosso objetivo reconhecer os desafios e transformar.

 

RECONHECER PARA TRANSFORMAR

As mulheres têm contribuído significativamente para a sociedade em todas as áreas, e é essencial reconhecer as conquistas, as vozes e acolher as necessidades. A transformação de paradigmas culturais e estruturais inicia com a conscientização e ação coletiva. Este tema é poderoso! Reconhecer as desigualdades, reconhecer os desafios e as lutas enfrentadas nos torna aptos para transformar a realidade e criar um ambiente mais justo e igualitário de oportunidades.

Este mês comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e queremos enaltecer a força, honrar as lutas e celebrar as conquistas. Nosso agradecimento a Ada Lovelace, eu, você e todas nós.

Feliz Dia Internacional das Mulheres!

[i] https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2022-04/participacao-de-mulheres-na-tecnologia-aumenta-60-aponta-caged.

 

Autor: Joice Duarte Batista
Edição e Publicação: Luciana Regina Mascari / Carlos A. Rodrigues
Membros do time:  RH – Estratégico

 

Referências:

Ada. The Language for Safe, Secure, Reliable Software In: About Ada | AdaCore.

The Ada Programming Language in: Timeline of the Ada Programming Language | AdaCore.

Participação das mulheres na tecnologia in: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2022-04/participacao-de-mulheres-na-tecnologia-aumenta-60-aponta-caged.

Women in tech: o avanço da equidade de gênero na tecnologia in: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/05/brandvoice-como-ressignificar-o-papel-da-mulher-na-tecnologia-e-alta-lideranca.

Imagem de capa do blog, cujo conteúdo aborda como foco principal como omo transformar um PMO em um motor de valor

Como transformar um PMO em um motor de valor

Autor: Alidiane Xavier Data de publicação: 09/12/2024 Os Escritórios de Projetos (PMOs) têm evoluído significativamente nas últimas décadas, deixando de ser estruturas administrativas para se