As mulheres, ao longo dos tempos, tiveram papel de destaque em suas áreas profissionais, contribuindo de maneira essencial para o desenvolvimento da sociedade. No que tange à representatividade, destaca-se a história de Ada Lovelace, reconhecida como a primeira programadora da história.
Nascida em 1815 na cidade de Londres, filha do poeta Lord Byron e Anne Isabella, Ada foi incentivada por sua mãe a explorar a matemática e a lógica desde a infância, demonstrando notável aptidão nessas áreas. Com seus talentos matemáticos traduziu um artigo do engenheiro militar Luigi Federico Menabrea, o qual complementou e chamou de “Anotações”. Essas “anotações” continha um algoritmo criado para ser processado por máquinas, o que muitos consideram ser o primeiro programa de computador.
Desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de transcenderem o mero cálculo ou processamento de números, inspirada no seu pai, trazia uma mentalidade da “ciência poética”, estudando como os indivíduos e a sociedade se relacionam com a tecnologia.
Ada Lovelace teve uma curta jornada, vindo a falecer aos 36 anos de câncer de útero em 1852. Sua história talvez pouco conhecida, por muitos de nós, inspirou gerações de mulheres na área da computação e programação. Hoje, Ada Lovelace é lembrada como a primeira programadora da história e uma pioneira na interrelação entre matemática, poesia, ciência e tecnologia. A linguagem de programação “Ada” foi criada em sua homenagem pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1977.
Entender todo o longo caminho percorrido pelas mulheres no mercado de trabalho é uma forma de compreender melhor tudo o que já foi conquistado. Mas ainda há barreiras.
Table of Contents
DESAFIO CULTURAL
A primeira barreira que a população feminina encontra no mercado de trabalho está diretamente relacionada a cultura, fruto de desigualdades históricas e estruturais. Há uma série de discursos arraigados que percorrem os sistemas educacionais e familiares que influenciam as escolhas profissionais femininas.
A exemplo do setor de tecnologias, que nos últimos anos (2015-2020) aumentou em 60%[i] a participação feminina e embora representativo, ainda é inferior aos 80% dos cargos ocupados por homens neste setor.
Assim, abrir espaço nas organizações para o acolhimento, o diálogo e a reflexão sobre as estruturas sociais e culturais representa um potencial vetor de transformação.
COMO VENCER AS BARREIRAS NO MERCADO DE TRABALHO TECNOLÓGICO
Para superar as barreiras enfrentadas por mulheres no mercado de trabalho tecnológico, é essencial promover a igualdade de oportunidades. Isso inclui:
- Educação e capacitação: incentivar programas que proporcionem acesso igualitário a educação e treinamento em tecnologia desde as fases iniciais.
- Mentoria: estabelecer programas de mentoria para mulheres em tecnologia, oferecendo suporte e orientação para o desenvolvimento de suas carreiras.
- Promoção da diversidade: empresas devem adotar políticas de diversidade e inclusão, garantindo ambiente de trabalho justo e igualitário para todos.
- Conscientização: promover a conscientização sobre a importância da diversidade de gênero e seus benefícios para o sucesso organizacional.
- Rede de apoio: estimular a formação de redes de apoio entre profissionais do sexo feminino na área, facilitando a troca de experiências e conhecimentos.
Estas iniciativas contribuem para quebrar as barreiras e criar um ambiente mais inclusivo no setor tecnológico. E este é nosso objetivo reconhecer os desafios e transformar.
RECONHECER PARA TRANSFORMAR
As mulheres têm contribuído significativamente para a sociedade em todas as áreas, e é essencial reconhecer as conquistas, as vozes e acolher as necessidades. A transformação de paradigmas culturais e estruturais inicia com a conscientização e ação coletiva. Este tema é poderoso! Reconhecer as desigualdades, reconhecer os desafios e as lutas enfrentadas nos torna aptos para transformar a realidade e criar um ambiente mais justo e igualitário de oportunidades.
Este mês comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e queremos enaltecer a força, honrar as lutas e celebrar as conquistas. Nosso agradecimento a Ada Lovelace, eu, você e todas nós.
Feliz Dia Internacional das Mulheres!
[i] https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2022-04/participacao-de-mulheres-na-tecnologia-aumenta-60-aponta-caged.
Autor: Joice Duarte Batista
Edição e Publicação: Luciana Regina Mascari / Carlos A. Rodrigues
Membros do time: RH – Estratégico
Referências:
Ada. The Language for Safe, Secure, Reliable Software In: About Ada | AdaCore.
The Ada Programming Language in: Timeline of the Ada Programming Language | AdaCore.
Participação das mulheres na tecnologia in: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2022-04/participacao-de-mulheres-na-tecnologia-aumenta-60-aponta-caged.
Women in tech: o avanço da equidade de gênero na tecnologia in: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/05/brandvoice-como-ressignificar-o-papel-da-mulher-na-tecnologia-e-alta-lideranca.