Autor: Marttinho Santos
Data de publicação: 23/09/2024
Um dos maiores motivadores para se estabelecer um Escritório de Projetos, ou PMO (Project Management Office), é reforçar o poder que uma organização conquista para entregar iniciativas com valor estratégico. Existem diferentes tipos de Escritório de Projetos, e cada um serve a propósitos específicos dentro de uma empresa. Hoje, vamos explorar alguns modelos de PMO no nosso blog, por isso, continue a leitura para entender mais sobre esse assunto.
Table of Contents
Modelo de PMO
De acordo com o Project Management Institute (PMI), um Escritório de Projetos pode se enquadrar em várias categorias, cada uma delas variando conforme o nível de controle e influência que eles têm sobre os projetos dentro da organização.
O PMO de Controle tem como foco garantir que processos e padrões sejam seguidos rigorosamente, o PMO de Suporte oferece orientação e ferramentas para gerenciar projetos, já o PMO Departamental busca atender as necessidades de áreas ou departamentos específicos, alinhando os projetos com os objetivos desse setor. A seguir, vamos explorar esses e outros tipos de PMO em detalhes.
Escritório de Gestão de Projetos Empresariais (EPMO)
Esse modelo de PMO é criado para elaborar padrões, processos e abordagens de entrega para melhorar o desempenho de projetos em toda a organização, com autoridade para alocar recursos para diferentes projetos, operando em nível corporativo e com influência estratégica que garante alinhamento para com os objetivos e prioridades estratégicas organizacionais. Também são responsáveis pelos critérios de seleção e priorização de programas e projetos de acordo com a estratégia corporativa.
Escritório de Gestão de Programas (PgMO)
O escritório de gerenciamento de programas de projetos tem responsabilidades semelhantes às de um PMO, mas sua função pode se estender desde projetos simples a programas completos e complexos. Usualmente, os PMOs se reportam a um PgMO, que tem maior autoridade decisória dentro do negócio, com funções semelhantes, mas com foco bem diferente. Um PgMO centraliza seus esforços em torno da obtenção de objetivos mais amplos.
Em suma, os PgMOs são mais estratégicos, sendo essenciais para garantir a conformidade dos programas com os padrões da indústria e internacionais. Eles fazem isso supervisionando o gerenciamento de vários projetos que compõem um programa único e mais extenso. O PgMO gerencia a colaboração e a distribuição de informações entre projetos relacionados para melhorar a eficiência. Ele também estabelece processos e ferramentas para ajudar o negócio a atingir seus objetivos e, subsequentemente, monitorar os benefícios de um programa de acordo com as expectativas e os resultados propostos.
PMO Departamental
Esse modelo de PMO dá suporte a múltiplos projetos em nível de departamento ou de unidade de negócios, sendo responsável por integrar iniciativas dentro de uma divisão, como TI, Finanças, RH ou Comercial, por exemplo. Podem lidar desde as pequenas iniciativas de curto prazo até a programas plurianuais com múltiplos recursos e integração complexa de tecnologias.
PMO individual
O PMO individual é projetado para desenvolver um único projeto ou programa complexo, garantindo uma estrutura para infraestrutura, gerenciamento de documentos e/ou treinamentos, definindo padrões básicos e supervisionando as atividades de planejamento e controle para um único projeto/programa.
PMO de suporte
Esse tipo de PMO tem como função fornecer assistência consultiva aos projetos, fornecendo modelos, ferramentas, boas práticas, treinamentos, acesso a informações e lições aprendidas de outros projetos, contando com especialistas internos ou com apoio de uma consultoria especializada.
PMO de Controle ou PMO de Políticas e Normas
Modelo de PMO projetado para promover a conformidade e aderência aos padrões e melhores práticas. Tem como objetivo adotar estruturas, abordagens de gerenciamento de projetos, designar modelos, formulários e ferramentas específicos visando uma estrutura padronizada e top down, com responsabilidade de conduzir auditorias regulares e exigir que as equipes de projeto sigam processos rígidos.
Gabinete de apoio a projetos, Grupo/Comunidade de Excelência em Gerenciamento de Projetos ou PMO Competence Center
Esse tipo de é formado por um grupo de trabalho (também conhecido como centro de excelência) e dentro de uma organização pode fomentar uma estrutura de gerenciamento de projetos e estabelecer um consenso para ferramentas, modelos e abordagens básicas. Pode adotar outros nomes como PPEX – Project & Process Excellence, PMO Competence Center, PM Excellence, entre outros.
PMO Diretivo
Esse PMO é focado num alto grau de controle, responsável por direcionar projetos, fornecer recursos e suporte aos projetos da organização, além de decidir qual projeto terá os recursos necessários e com qual prioridade.
O PMO diretivo contribui fortemente para aumentar a consistência em toda a organização, adotando uma estrutura única de relatórios e autoridade e se adaptando melhor às estruturas de negócios matriciais ou fortemente “projetizadas”.
Próximos passos
Compreender os diferentes tipos de PMO e como eles se alinham com as necessidades estratégicas da sua organização é essencial para maximizar o impacto dos projetos e alcançar resultados significativos e promover a geração de valor.
Nós da OnSet Tecnologia estamos prontos para ajudar você a navegar por essas opções complexas e implementar o modelo de PMO que melhor se adapta aos seus objetivos e desafios. Nossa expertise de mais de 14 anos te ajudará a escolher e aplicar modelo mais eficaz, otimizando a gestão de projetos e impulsionando o sucesso estratégico da sua empresa!
Entre em contato e saiba mais sobre a nossa solução.
Autor: Marttinho Santos
Revisão e Publicação: Alidiane Xavier