Você sabia que manter uma vida saudável vai além de cuidar da saúde física?
O bem-estar e qualidade de vida possuem sete dimensões principais, cada uma desempenhando um papel fundamental na busca por uma vida plena e equilibrada.
Neste artigo, exploraremos detalhadamente cada uma dessas dimensões e discutiremos como você pode melhorar sua saúde integralmente.
-
Table of Contents
Saúde física
A saúde física é representada por um corpo em pleno funcionamento, livre de doenças, bem nutrido e ativo. Para alcançar um estado fisicamente saudável, é preciso ter hábitos como uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, dormir bem, entre outras recomendações.
- Pratique exercícios regulares
- Mantenha uma alimentação equilibrada
- Garanta um sono de qualidade
-
Saúde mental
A saúde mental está relacionada a qualidade de vida emocional, ou seja, o equilíbrio das emoções e sentimentos diante dos desafios da vida. Estar mentalmente saudável significa saber lidar com emoções, reconhecendo sempre seus limites e buscando ajuda quando necessário.
- Expresse suas emoções de forma saudável
- Desenvolva resiliência
- Fortaleça seu suporte emocional
-
Saúde social
A saúde social refere-se às relações interpessoais saudáveis, seja no âmbito familiar, corporativo, entre amigos ou na comunidade em geral. Somos seres sociais, temos necessidades de apoio e reconhecimento, e as redes de apoio são fundamentais para manter as outras dimensões de saúde equilibradas.
- Cultive relacionamentos saudáveis
- Engaje-se em sua comunidade
- Pratique empatia e comunicação eficaz
-
Saúde financeira
A saúde financeira é uma dimensão importante da qualidade de vida, que garante o acesso aos recursos básicos do bem-estar humano. Isso porque boa parte das necessidades humanas dependem de dinheiro para serem atendidas. A falta dele limita o acesso do ser humano a uma vida mais saudável.
- Estabeleça um orçamento e siga-o
- Aprenda sobre investimentos e poupança
- Evite dívidas desnecessárias e procure formas de aliviar o estresse financeiro
-
Saúde intelectual
A saúde intelectual é desenvolvida por meio de atividades culturais, aprendizagem, exercício da criatividade e outras ações que enriquecem nosso conhecimento.
- Invista em aprendizado contínuo
- Cultive a curiosidade
- Explore sua criatividade
-
Saúde ocupacional
A saúde ocupacional é alcançada por um trabalho que traz a realização profissional e pessoal. Para garantir essa dimensão do bem-estar, o indivíduo deve optar por uma carreira na qual se sinta satisfeito e realizado com as funções diárias.
- Encontre satisfação e equilíbrio no trabalho
- Alinhe seu trabalho com seus valores
- Defina e persiga objetivos profissionais
-
Saúde espiritual
Cultivar a saúde espiritual é uma jornada de autoconhecimento e conexão com o que é significativo em sua vida. Essa busca valiosa envolve explorar práticas regulares de meditação, oração – caso você se identifique com alguma religião – ou simplesmente reservar um tempo para a reflexão interior, definindo metas alinhadas com seus valores e crenças pessoais.
- Explore sua espiritualidade
- Pratique a meditação ou reflexão
- Busque propósito e significado na vida
Uma vida plena
As dimensões da saúde possuem interrelação e influência direta no bem-estar de cada um de nós! Por exemplo, se algo não anda bem no âmbito social, em um ambiente conflituoso, isso irá interferir nas demais dimensões, afetando a saúde mental, ocupacional, física e demais áreas.
Enfim, a recomendação é mantermos sempre o equilíbrio, buscar o autoconhecimento e estar alerta a nós mesmos com atenção e cuidado. Afinal ser saudável integralmente deve ser prioridade!
Você gostou deste artigo? Deixe-nos saber com um comentário!
E se você faz parte do universo da Tecnologia da Informação, explore nosso blog para conhecer dicas e sugestões relacionadas a essa área.
Autor: Soraia da Cruz Tominaga de Oliveira
Revisores: Luciana Regina Mascari
Edição e Publicação: Carlos A. Rodrigues
Membros do time: “Recursos Humanos Estratégico”
Referência: Helio Machado (LPV Ocupacional)