>>

>>

Programas de incentivo: Oportunidades para projetos de tecnologia

Programas de incentivo: Oportunidades para projetos de tecnologia

Compartilhe:

No cenário atual, a tecnologia é o motor da inovação e do progresso. Não à toa, muitas empresas estão ávidas para investir em projetos tecnológicos que podem revolucionar seus setores e impulsionar o crescimento. No entanto, muitas vezes, um obstáculo se encontra no caminho: o financiamento inicial necessário para transformar ideias em realidade. 

A boa notícia é que existem oportunidades valiosas de incentivo que podem tornar esses projetos viáveis e diminuir os riscos envolvidos. 

Quer saber como essas oportunidades podem se tornar um catalisador para a inovação tecnológica e o crescimento empresarial? Continue a leitura!

Fortalecendo a inovação tecnológica no Brasil

O PIPE (Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas) é o principal programa de fomento à inovação no Brasil, sendo uma grande referência nesse âmbito. 

Outras fundações estaduais, como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), também oferecem iniciativas e programas para apoiar pesquisas inovadoras, ampliando ainda mais as oportunidades de financiamento e desenvolvimento tecnológico.

Os investimentos das entidades citadas, assim como de outras, vêm se tornando prioridade em órgãos de fomento, visando reduzir a dependência por tecnologia estrangeira. Por isso, ao longo do tempo surgiram políticas públicas com intuito de incentivar a geração de amparos financeiros ao desenvolvimento tecnológico, por meio de órgãos federais, estaduais e municipais.

A seguir, conheça os programas ofertados para apoiar pesquisas científicas e/ou tecnológicas no Brasil e seus principais objetivos.

Programas de Incentivo

PIPE / FAPESP: Já citados brevemente neste texto, os dois programam visam apoiar a pesquisa em ciência e tecnologia como instrumento para promover a inovação tecnológica, promover o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade das pequenas empresas.

Outros objetivos a serem destacados são:

  • Incrementar a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento econômico e social;
  • Induzir o aumento do investimento privado em pesquisa tecnológica;
  • Possibilitar que as empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico em projetos de pesquisa visando a inovação tecnológica;
  • Contribuir para formação e desenvolvimento de núcleos de desenvolvimento tecnológico nas empresas e para o emprego de pesquisadores no mercado.

CENTELHA: Além de estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e de processos inovadores, este programa tem o intuito de apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (ou seja, não reembolsáveis), a geração e fomento de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos, que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado.

TECNOVA: O programa visa apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e processos inovadores novos ou significativamente aprimorados – pelo menos para o mercado nacional – por empresas, para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do Estado.

STARTUP / PA: O objetivo geral do programa é capacitar, qualificar e apoiar financeiramente o talento paraense para melhorar competências, com vista à criação, desenvolvimento e/ou consolidação de projetos empresariais inovadores de base tecnológica.

INOVAÇÃO – RIO: Tem o intuito de fomentar projetos de desenvolvimento e inovação em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), instaladas no Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de ampliar a sua competitividade no mercado através da inovação.

Comparando valores de incentivo

Você sabia que os programas de fomento à inovação podem variar em termos de financiamento? Uma pesquisa realizada no período de 2019/2020 mostrou uma comparação dos valores de subvenção econômica por projeto aprovado em diferentes programas. Confira no gráfico a seguir:

Figura: Subvenção Econômica por projeto (Práticas de Gestão da Inovação, 2022)

Programa de incentivo internacional

Além das oportunidades no Brasil, é interessante observar o programa americano SBIR (Small Business Innovation Research), que promove inovações radicais e requer investimentos significativos. Embora apresente desafios burocráticos, o programa pode contribuir para a solução de problemas globais, incluindo sustentabilidade e economia.

Pesquisas recentes concluem que programas de fomento à inovação em pequenas empresas, similares ao SBIR, estiveram presentes em 81,5% dos estados brasileiros, sendo uma prática de políticas públicas. 

Para efeito de conhecimento adicional, conheça os principais objetivos do SBIR:

  • Atender as necessidades federais de pesquisa e desenvolvimento;
  • Aumentar a comercialização de inovação pelo setor privado derivado de financiamento federal de pesquisa e desenvolvimento;
  • Estimular a inovação tecnológica;
  • Promover e estimular a participação na inovação e empreendedorismo por mulheres e indivíduos desfavorecidos social e economicamente;
  • Promover a transferência de tecnologia por meio de P&D cooperativo entre pequenas empresas e instituições de pesquisa (STTR).

O impacto positivo dos programas de incentivo nas empresas

A adoção de políticas públicas de fomento à inovação em pequenas empresas é essencial para impulsionar projetos de tecnologia. Essas iniciativas não apenas introduzem novos produtos e serviços, mas também aprimoram os já existentes, agregando qualidade e desempenho. Com programas de incentivo, o futuro da inovação tecnológica no Brasil se torna cada vez mais promissor!

Para obter mais detalhes sobre as oportunidades de projetos de tecnologia com incentivos e compará-las com o programa norte-americano SBIR, consulte a referência citada.

 

Autor: Bruno Henrique dos Santos Riêra

Revisores: Aline Prioste, Helder Celani, Jair Raupp e Nestor Albuquerque

Edição: Carlos Rodrigues e Waldemar Jorge

Membros do time: “PMOaas OnSet Tecnologia”

Acesse nossa página de Gerenciamento de Projetos como Serviço e saiba mais como podemos ajudá-lo!

Referência

Riera, B. H. S.; Cendrette, I. J.; Domingos, M. D.; Neto, L. P. S.; Gonçalves, M.; Lourenção, P. T. M.; Magalhães, F. L. F.. Práticas de Gestão da Inovação, Volume III, Capítulo 7, 2022. Disponível em https://www.pimentacultural.com/livro/praticas-gestao-3. Acesso em 13/09/2023.

 

Imagem de capa do blog, cujo conteúdo aborda como foco principal como omo transformar um PMO em um motor de valor

Como transformar um PMO em um motor de valor

Autor: Alidiane Xavier Data de publicação: 09/12/2024 Os Escritórios de Projetos (PMOs) têm evoluído significativamente nas últimas décadas, deixando de ser estruturas administrativas para se