O planejamento estratégico é fundamental nas organizações, fornecendo direcionamento para seus objetivos e ações em um ambiente dinâmico. Nesse contexto, o gerenciamento de projetos assume uma importância significativa, pois permite a organização e coordenação eficaz das iniciativas necessárias para alcançar os objetivos.
Neste artigo, você vai entender como essa abordagem estruturada e orientada para resultados contribui para a resiliência, competitividade e orientação futura das organizações, permitindo que antecipem e respondam efetivamente às mudanças do mercado. Aproveite a leitura!
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O Papel do Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico desempenha o papel crucial de orientar as organizações no atingimento de seus objetivos, ao mesmo tempo em que permite mais condições de se enfrentar os desafios de um ambiente em constante mudança. É um processo contínuo e sistemático que abrange a revisão do negócio e suas linhas de produtos ou serviços, definição de metas, a análise do ambiente interno e externo, a formulação de estratégias e orientar a implementação de ações para alcançar resultados desejados.
O resultado deve ser um conjunto guia claro de orientações para a organização em seus negócios, com uma visão de longo prazo e os passos de curto e médio prazos necessários para alcançar essa visão. Esse planejamento permite que a organização consiga antecipar-se o quanto antes às mudanças no ambiente de negócios que certamente surgirão, e assim maximize as oportunidades e minimize riscos. Em sua evolução, as organizações adquirem a capacidade de mais resiliência, competitividade e orientação para o futuro.
Os Princípios do Planejamento Estratégico
Os princípios do planejamento estratégico incluem a definição de visão e missão, análise ambiental, estabelecimento de objetivos, formulação de estratégias, implementação e controle, e aprendizado organizacional. Esses princípios são fundamentais para criar uma estrutura sólida que oriente as ações da organização. Originado em práticas militares, o conceito de planejamento estratégico foi popularizado por Alfred Dupont Chandler Jr. e evoluiu ao longo do tempo para incorporar abordagens mais flexíveis e adaptativas, bem como a participação de diversos níveis hierárquicos e departamentos.
Motivadores para Adoção do Planejamento Estratégico
Entre os principais motivadores que levam as organizações a adotarem o planejamento estratégico estão a orientação para o futuro, o alinhamento organizacional, a adaptação ao ambiente competitivo, a identificação de oportunidades e ameaças, a alocação eficiente de recursos, a melhoria do desempenho e a tomada de decisão embasada.
Implementação Efetiva Por Meio do Gerenciamento de Projetos
Assim, implementar o planejamento estratégico de forma eficaz requer um uma comunicação efetiva da importância do planejamento estratégico e objetivos da organização, além dos benefícios aos envolvidos. Complementam o plano uma avaliação da situação atual, a revisão ou definição de visão, missão e valores, o estabelecimento de objetivos estratégicos, o desenvolvimento de estratégias, a implementação dessas estratégias, a avaliação e ajuste contínuos, e a comunicação e envolvimento constantes.
Esse processo deve sempre ser adaptado às necessidades específicas de cada organização e momento, além de incentivar constantemente a participação ativa dos colaboradores e demais parceiros de negócio. Para essas pessoas, o plano deveria proporcionar oportunidades de treinamento e capacitação em uma cultura de aprendizado contínuo e crescimento pessoal.
Nesse contexto, o gerenciamento de projetos assume uma importância significativa, fornecendo as estruturas e metodologias necessárias para a implementação eficaz das estratégias delineadas no plano. Ao aplicar práticas de gerenciamento de projetos, as organizações podem garantir uma execução mais eficiente e eficaz de suas estratégias, aumentando suas chances de alcançar os resultados desejados.”
Superando Desafios com Gerenciamento de Projetos
Na prática, a implementação do planejamento estratégico pode encontrar obstáculos diversos, tais como: resistência das pessoas à mudança, falta de apoio da liderança, escassez ou limitações de recursos, comunicação inadequada, falta de alinhamento de expectativas e objetivos, entre outros. Para superar tais desafios é necessária uma efetiva coordenação de ações em um plano de execução com objetivos e responsabilidades claramente definidos e com seus resultados acompanhados periodicamente por meio da medição de desempenho.
Dependendo das características da operação de negócios da organização, a quantidade e complexidade dos projetos podem exigir a organização desses projetos em programas. Os programas agrupam projetos com objetivos relacionados que, sem uma coordenação centralizada, não alcançariam os benefícios desejados pela organização, sendo essencial gerenciá-los como um conjunto. Esse conjunto de projetos e programas, gerenciados de forma coordenada, constitui um portfólio.
O gerenciamento de projetos é de extrema importância nesse processo, pois fornece as estruturas e metodologias necessárias para a gestão eficaz das iniciativas que compõem a estratégia organizacional. Ao adotar práticas de gerenciamento de projetos, as organizações podem reduzir riscos, otimizar a utilização de recursos e manter um foco consistente na realização dos objetivos estratégicos.
Benefícios de Contar Com Um Escritório de PMO
Dada essa complexidade, a implementação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO – Project Management Office) oferece inúmeros benefícios. O PMO é uma unidade organizacional encarregada de fornecer suporte, orientação, metodologia e ferramentas para o gerenciamento de projetos na empresa. Empresas que almejam gerenciar seus projetos de maneira mais profissional, eficiente e eficaz devem considerar a criação de um PMO como uma estratégia para alcançar seus objetivos.
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Autor: Nestor Albuquerque
Revisores: Aline Prioste, Helder Celani e Jair Raupp
Edição: Carlos Rodrigues
Membros do time: “3PMOaas OnSet Tecnologia”
Referências:
- Wright; Kroll; Parnell. Administração Estratégica. 2011. Ed. Atlas.
- Strategy and Structure: Chapters in the history of the industrial enterprise. 1962. MIT Press.
- Strategy and Structure: Chapters in the History of the American Industrial Enterprise, Alfred D. Chandler, Jr., 2003. Beard Books.
- PMI. The Standard for Project Management and a Guide to the PMBOK, 7th edition. 2021.
- Onset. PMO: o que é, benefícios e qual o seu papel na gestão de projetos v. 2023.