Home

>>

>>

Planejamento Estratégico e o Gerenciamento de Projetos

Planejamento Estratégico e o Gerenciamento de Projetos

Planejamento Estratégico e o Gerenciamento de Projetos

Compartilhe:

O planejamento estratégico é fundamental nas organizações, fornecendo direcionamento para seus objetivos e ações em um ambiente dinâmico. Nesse contexto, o gerenciamento de projetos assume uma importância significativa, pois permite a organização e coordenação eficaz das iniciativas necessárias para alcançar os objetivos.

Neste artigo, você vai entender como essa abordagem estruturada e orientada para resultados contribui para a resiliência, competitividade e orientação futura das organizações, permitindo que antecipem e respondam efetivamente às mudanças do mercado. Aproveite a leitura!

 

O Papel do Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico desempenha o papel crucial de orientar as organizações no atingimento de seus objetivos, ao mesmo tempo em que permite mais condições de se enfrentar os desafios de um ambiente em constante mudança. É um processo contínuo e sistemático que abrange a revisão do negócio e suas linhas de produtos ou serviços, definição de metas, a análise do ambiente interno e externo, a formulação de estratégias e orientar a implementação de ações para alcançar resultados desejados.

O resultado deve ser um conjunto guia claro de orientações para a organização em seus negócios, com uma visão de longo prazo e os passos de curto e médio prazos necessários para alcançar essa visão. Esse planejamento permite que a organização consiga antecipar-se o quanto antes às mudanças no ambiente de negócios que certamente surgirão, e assim maximize as oportunidades e minimize riscos. Em sua evolução, as organizações adquirem a capacidade de mais resiliência, competitividade e orientação para o futuro.

 

Os Princípios do Planejamento Estratégico

Os princípios do planejamento estratégico incluem a definição de visão e missão, análise ambiental, estabelecimento de objetivos, formulação de estratégias, implementação e controle, e aprendizado organizacional. Esses princípios são fundamentais para criar uma estrutura sólida que oriente as ações da organização. Originado em práticas militares, o conceito de planejamento estratégico foi popularizado por Alfred Dupont Chandler Jr. e evoluiu ao longo do tempo para incorporar abordagens mais flexíveis e adaptativas, bem como a participação de diversos níveis hierárquicos e departamentos.

 

Motivadores para Adoção do Planejamento Estratégico

Entre os principais motivadores que levam as organizações a adotarem o planejamento estratégico estão a orientação para o futuro, o alinhamento organizacional, a adaptação ao ambiente competitivo, a identificação de oportunidades e ameaças, a alocação eficiente de recursos, a melhoria do desempenho e a tomada de decisão embasada.

 

Implementação Efetiva Por Meio do Gerenciamento de Projetos

Assim, implementar o planejamento estratégico de forma eficaz requer um uma comunicação efetiva da importância do planejamento estratégico e objetivos da organização, além dos benefícios aos envolvidos. Complementam o plano uma avaliação da situação atual, a revisão ou definição de visão, missão e valores, o estabelecimento de objetivos estratégicos, o desenvolvimento de estratégias, a implementação dessas estratégias, a avaliação e ajuste contínuos, e a comunicação e envolvimento constantes.

Esse processo deve sempre ser adaptado às necessidades específicas de cada organização e momento, além de incentivar constantemente a participação ativa dos colaboradores e demais parceiros de negócio. Para essas pessoas, o plano deveria proporcionar oportunidades de treinamento e capacitação em uma cultura de aprendizado contínuo e crescimento pessoal.

Nesse contexto, o gerenciamento de projetos assume uma importância significativa, fornecendo as estruturas e metodologias necessárias para a implementação eficaz das estratégias delineadas no plano. Ao aplicar práticas de gerenciamento de projetos, as organizações podem garantir uma execução mais eficiente e eficaz de suas estratégias, aumentando suas chances de alcançar os resultados desejados.”

 

Superando Desafios com Gerenciamento de Projetos

Na prática, a implementação do planejamento estratégico pode encontrar obstáculos diversos, tais como: resistência das pessoas à mudança, falta de apoio da liderança, escassez ou limitações de recursos, comunicação inadequada, falta de alinhamento de expectativas e objetivos, entre outros. Para superar tais desafios é necessária uma efetiva coordenação de ações em um plano de execução com objetivos e responsabilidades claramente definidos e com seus resultados acompanhados periodicamente por meio da medição de desempenho.

Dependendo das características da operação de negócios da organização, a quantidade e complexidade dos projetos podem exigir a organização desses projetos em programas. Os programas agrupam projetos com objetivos relacionados que, sem uma coordenação centralizada, não alcançariam os benefícios desejados pela organização, sendo essencial gerenciá-los como um conjunto. Esse conjunto de projetos e programas, gerenciados de forma coordenada, constitui um portfólio.

O gerenciamento de projetos é de extrema importância nesse processo, pois fornece as estruturas e metodologias necessárias para a gestão eficaz das iniciativas que compõem a estratégia organizacional. Ao adotar práticas de gerenciamento de projetos, as organizações podem reduzir riscos, otimizar a utilização de recursos e manter um foco consistente na realização dos objetivos estratégicos.

 

Benefícios de Contar Com Um Escritório de PMO

Dada essa complexidade, a implementação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO – Project Management Office) oferece inúmeros benefícios. O PMO é uma unidade organizacional encarregada de fornecer suporte, orientação, metodologia e ferramentas para o gerenciamento de projetos na empresa. Empresas que almejam gerenciar seus projetos de maneira mais profissional, eficiente e eficaz devem considerar a criação de um PMO como uma estratégia para alcançar seus objetivos.

Acesse nossa página de Gerenciamento de Projetos como Serviço e saiba mais como podemos ajudá-lo!

 

Autor: Nestor Albuquerque
Revisores: Aline Prioste, Helder Celani e Jair Raupp
Edição: Carlos Rodrigues
Membros do time: “3PMOaas OnSet Tecnologia”

Referências:

  1. Wright; Kroll; Parnell. Administração Estratégica. 2011. Ed. Atlas.
  2. Strategy and Structure: Chapters in the history of the industrial enterprise. 1962. MIT Press.
  3. Strategy and Structure: Chapters in the History of the American Industrial Enterprise, Alfred D. Chandler, Jr., 2003. Beard Books.
  4. PMI. The Standard for Project Management and a Guide to the PMBOK, 7th edition. 2021.
  5. Onset. PMO: o que é, benefícios e qual o seu papel na gestão de projetos v. 2023.