Home

>>

>>

Tecnologia da Informação: por que adotar a gestão de Serviços Gerenciados o quanto antes

Tecnologia da Informação: por que adotar a gestão de Serviços Gerenciados o quanto antes

Compartilhe:

A força da TI nas empresas brasileiras

Cada vez mais a gestão de infraestrutura da Tecnologia da Informação vem ganhando força dentro do mercado brasileiro, que são detentoras de uma boa porcentagem dos investimentos em tecnologia em toda a América Latina e deve movimentar bilhões de dólares nos próximos anos.

Gestão de Infraestrutura de TI

Trata-se de todas as atividades de uma organização de TI, desde o levantamento de requisitos para o desenvolvimento de um novo sistema, monitoramento dos equipamentos, backup, segurança da informação, suporte técnico, gerenciamento das licenças de software e hardware e tem por objetivo promover qualidade nas entregas, alinhamento às necessidades do negócio, otimização dos ativos e redução de custos.

As vantagens de uma boa gestão

Existem diversas vantagens quando se decide por uma boa gestão de TI dentro de uma instituição e algumas delas se tornam bastante simples para quem entende do assunto. Resumindo, uma boa governança da Tecnologia da Informação otimiza serviços, melhora o fluxo de informações, reduz custos, mantêm a eficiência do serviço e, também, garante a segurança dos dados da empresa.

Veja abaixo um pouco dos benefícios que a empresa pode adquirir com serviços gerenciados da TI:

Melhoria do ROI e redução de custos

A gestão da infraestrutura da Tecnologia da Informação oferece um controle muito maior de investimentos tecnológicos. No momento do planejamento e da avaliação dos recursos de tecnologia, o desperdício de dinheiro deve ser evitado tornando seu investimento muito mais inteligente e sustentável, o que automaticamente levará a empresa a uma redução significante de custos.

Além da redução de custos, o ROI (retorno sobre investimentos) melhora consideravelmente com a boa gestão de infraestrutura de TI, fazendo com que haja um aumento na eficiência e melhoria do desempenho da equipe e na produtividade do usuário final.

Respostas rápidas aos incidentes

Com tecnologia de monitoramento proativo ou reativo, você pode obter respostas automatizadas para alertas e alarmes, fazendo com que, o tempo de resposta possa ser mais rápido e eficiente diante de incidentes de infraestrutura. A utilização desses recursos possibilita prevenir problemas e garantir a disponibilidade dos serviços para os usuários de forma mais eficiente. É, portanto, indispensável para uma boa gestão da TI de uma empresa.

Controle bem os recursos

Quanto mais o seu negócio evolui e cresce, os recursos tecnológicos precisam ser incorporados ao operacional da empresa, para assim, proporcionar total controle dos ativos e evitar vulnerabilidades, indisponibilidades e outros possíveis problemas que possam surgir e tornar a sua TI ineficiente.

Sistemas e equipamentos com maior vida útil

Equipamentos de tecnologia têm uma vida útil, normalmente, não muito extensas, tornando-se rapidamente desatualizados ou obsoletos, essa prática, certamente vai potencializar problemas de performance e segurança. A falta de boas práticas na gestão da sua TI pode ser um fator de grande preocupação para o seu negócio.

Quando se trata da aplicação das boas práticas de uma gestão de infraestrutura da Tecnologia da Informação é importante pensar nos possíveis erros que podem ser evitados. Veja alguns deles abaixo:

Foco no desempenho do departamento
É preciso criar indicadores focados no desempenho das áreas, pois demonstrar o número de atendimentos feitos e de problemas solucionados não basta. É importante mensurar e acompanhar as métricas, para que fique bem claro o quanto a infraestrutura de TI e as implementações tecnológicas estão contribuindo para o crescimento do negócio.

Atuação menos técnica e mais estratégica
Jamais a infraestrutura da Tecnologia da Informação pode ser considerada apenas uma ferramenta de apoio, já que, vai muito além do que apenas resolver alguns problemas. Mas para funcionar, os gestores precisam atuar de maneira estratégica e promover constante programas de inovação, otimização e redução de custo.

Foco na performance dos recursos humanos
Otimize a infraestrutura de TI e apresente resultados significativos para o negócio, assim, os profissionais que atuam nela ficam motivados e atentos aos programas de aprimoramento e atualização tecnológica. É um erro diminuir ou deixar de investir em capacitação, afinal, sem um time de alta performance os investimentos em sistemas e equipamentos pode tornar a sua TI uma grande dor de cabeça.

O compartilhamento de informações pode ser um risco para o seu negócio. Você sabia que apenas 39% dos funcionários de uma empresa afirmam tomar todas as medidas necessárias para proteger informações críticas para o negócio?

O detalhe é que 73% dos usuários finais indicam que as principais causas da exposição dos dados e falhas na segurança são a falta de orientação, políticas claras, erros de procedimentos internos, negligência ou malícia.

E aí, a sua empresa está com uma ótima gestão de Infraestrutura de TI à sua disposição? Fale com quem realmente entende do assunto, entre em contato com a OnSet e fique ligado nas novidades do Blog Oficial!

× Como podemos ajudar?