Integração de TI e áreas de Negócio

As inovações tecnológicas vêm ditando o ritmo do mercado e mudando a maneira como as empresas vendem, conquistam novos clientes e realizam a gestão das empresas, por isso, a TI vai conquistando cada vez mais espaço e relevância dentro das organizações. Então, por que não integrar a TI com as Áreas de Negócio? Veja abaixo como e quais os benefícios:

O denominador comum

Muitos executivos alegam que a área de TI só funciona como suporte e não agregam tanto valor ao negócio e, por isso, se sentem reféns de decisões arbitrárias e da falta de conhecimento técnico da Tecnologia da Informação. Mas para que isso não seja uma regra dentro da instituição é necessário que os executivos reconheçam a TI como uma parceira e não somente uma área que recebe ordens, assumindo um papel importante na melhoria do relacionamento e evitando a concentração do setor apenas nas soluções tecnológicas.

Um bom caminho para iniciar o estímulo desse comportamento e torná-lo cultural dentro das boas práticas da empresa e estimular este tipo de comportamento em ambos os setores são treinamentos para os funcionário em gestão de projetos, para que eles possam compreender a importância de cada uma das áreas nas conclusões das tarefas e, também, na entrega dos resultados esperados.

Foco no seu negócio

É muito comum que se encontre, nos ambientes empresariais, as equipes de TI completamente isoladas e sem nenhuma interação com as demais e isso pode ser uma falha na relação interna. Por isso é importantíssimo que se estimule a troca de informações entre todas as áreas, partindo tanto do gestor de TI quanto dos demais gestores, como por exemplo o de negócios, com a intenção de focar nos objetivos estratégicos das instituições. Para isso, uma dica é promover reuniões direcionadas para que se discuta algumas soluções tecnológicas e práticas que possam ser viáveis na melhoria dos processos, contribuindo para que seja estreitada as relações e isso possa gerar uma sincronia nas expectativas do negócio.

Redução e otimização de custos

Por meio da integração da TI com a área de negócio é possível proporcionar muitos ganhos operacionais. Conforme os processos são automatizados, os resultados financeiros podem ser identificados e contribuir para a melhoria contínua desses processos. Por isso, contar com parceiros especializados pode proporcionar a potencialização dos resultados e o compartilhamento dos conhecimentos e práticas relevantes para o mercado podem ser fundamentais para os negócios.

Aumento da produtividade

Quando a TI está integrada à operação, se cria um ambiente de otimização, monitoramento e da colaboração profissional para a melhora de desempenho em todas as áreas da instituição. Trata-se de um ganho significativo nas decisões da equipe e, também, nas ferramentas que trazem soluções centralizadas de controle, automação de processos e comunicação entre as áreas.

A transformação do marketing 

Outro setor que pode ser beneficiado com a integração do TI com o setor de negócio é o de marketing, que deve ser bastante afetado por meio de uma boa gestão tecnológica.

Com uma TI mais participativa em todas as decisões da empresa, a qualidade e relevância dos dados coletados de comportamento do público, momento de mercado e demandas não atendidas, faz com que a automação das pesquisas e análises de informações possam vir a ser uma fonte do planejamento estratégico por novos nichos de públicos e soluções mais criativas, tendo uma taxa de conversão muito maior.


Gostou da dica acima? Entre em contato e vamos integrar o setor de negócios da sua empresa com os profissionais de TI extremamente capacitados da OnSet!